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A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NOS CURRÍCULOS DE ENGENHARIA DA UTFPR;
Larissa Aparecida Wachholz, Luis Mauricio Martins de Resende;
COBENGE24
[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores
[105] 07.1. Iniciativas inovadoras de formação
O presente estudo tem como objetivo avaliar como ocorre a inserção da Educação para a Sustentabilidade nos currículos dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A motivação para desenvolvimento nasce da percepção que, apesar do aumento de iniciativas nas Instituições de Ensino Superior acerca da Educação para a Sustentabilidade, verifica-se que ainda são poucas as discussões que abordam a complexidade do tema de maneira holística. No caso da formação de engenheiros, observa-se que muitos estudantes possuem uma baixa compreensão sobre o tema. Sendo assim, foi feita uma análise em 51 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de engenharia ofertados pela UTFPR, a partir da busca dos seguintes termos chave: ?Sustent*?, ?Ambient*? e ?Ecolog*?. Com as informações encontradas, realizou-se uma análise quantitativa da presença dos termos em cada curso e uma análise qualitativa do conteúdo das ementas das disciplinas mais frequentes nos PPCs que abordam a sustentabilidade. Os dados demonstram que que as palavras derivadas do radical ?Ambient*? são as mais presentes nos PPCs analisados. Além disso, nota-se um aumento significativo na frequência do radical ?Sustent*? nos PPCs aprovados recentemente (2022). Contudo, vale ressaltar que mesmo existindo discussões sobre essas temáticas nos cursos, as disciplinas foram inseridas, em sua maioria, de maneira vertical, ou seja, realizou-se a adição de novas disciplinas específicas sobre o tema de maneira isolada, tratando apenas de assuntos básicos.
Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável, Formação de engenheiros, Ensino superior