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Artigo


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ESTUDO DA LEI DE FARADAY-LENZ NO CONTEXTO DO MOVIMENTO HARMÔNICO FORÇADO;

OCTAVIO MATTASOGLIO NETO, RODRIGO CUTRI, AIRTON EIRAS;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Este artigo de prática baseada em evidências pretende analisar o desenvolvimento das competências de modelagem física e habilidades interpessoais de alunos do segundo ano dos cursos de Engenharia. O principal objetivo é aplicar a abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) durante a aula de Física Experimental. O movimento harmônico forçado (MHF) é um tipo de movimento no qual um objeto é submetido a uma força externa que varia sinusoidalmente com o tempo. O movimento do objeto também é sinusoidal, mas com uma diferença de fase em relação à força de excitação. A Lei de Faraday pode ser aplicada ao MHF para descrever a FEM (Força Eletromotriz) induzida em uma bobina onde há um campo magnético variável. A FEM induzida será proporcional à amplitude do movimento e à frequência da força de excitação. Os alunos foram divididos em equipes de quatro componentes e desenvolveram e analisaram o estudo da Lei de Faraday-Lenz no contexto do movimento harmônico forçado. Os alunos devem ler e compreender o modelo físico proposto e o procedimento experimental. Em seguida, as equipes devem coletar dados, analisá-los e compará-los com a modelagem física do fenômeno e, por fim, elaborar um vídeo autoexplicativo de até 10 minutos onde as equipes estudantis explicam o fenômeno físico, a modelagem, o experimento realizado, análises e conclusões obtidas.

Aprendizagem Baseada em Projetos. Física. Ensino por competências. Movimento harmônico simples. Lei de Faraday.
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