Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4874

Aplicações da IA Generativa no Ensino de Programação para Cursos de Engenharia e Computação: Uma Abordagem Inovadora no Desenvolvimento de Habilidades de Codificação;

SERGIO RICARDO XAVIER DA SILVA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

A implementação de Inteligência Artificial (IA) Generativa no ensino de programação de computadores surge como uma solução promissora aos desafios encontrados em cursos de Engenharia, Computação e áreas correlatas, caracterizados por altas taxas de evasão e reprovação. Este artigo explora a integração de tecnologias de IA Adaptativa, incluindo chatbots, games inteligentes, juízes online, assistentes inteligentes e sistemas de tutoria inteligente. A análise centra-se no impacto dessas ferramentas na personalização do aprendizado, na motivação dos alunos e na eficácia na aquisição de habilidades de programação, propondo um paradigma de ensino mais adaptativo e interativo.

Inteligência Artificial Generativa, Ensino de Programação, Tecnologias Adaptativas, Personalização do Aprendizado, Engajamento dos Estudantes.
Voltar