4872
A CIÊNCIA EM MUITAS HISTÓRIAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS NO ENSINO MÉDIO DE JOÃO MONLEVADE;
FABIANE LEOCADIA DA SILVA, TELMA ELLEN DRUMOND FERREIRA, GABRIEL VASCONCELOS DO CARMO;
O interesse de um aluno por um curso de Engenharia começa pela base de sua formação no Ensino Médio, e isto pode ser mensurado quando o aluno tem afinidade pela ciências exatas. Porém, a grande maioria dos alunos lembra-se de ciências como uma memorização de fórmulas e de ?nomes difíceis?. Essa realidade é confirmada quando se trabalha de forma inadequada, reduzindo a aprendizagem à simples memorização de algumas fórmulas, o que impossibilita ao aluno entender o processo e o que isto representa. Uma das formas de despertar o interesse dos alunos na sala de aula é através da imagem. A imagem tem o poder que atinge desde as crianças até adolescentes e adultos, cativando sua atenção. Portanto, este projeto teve por finalidade criar um álbum de figurinhas que é um recurso valioso para estimular o convívio social dos alunos, ajudar a aprimorar habilidades cognitivas e a capacidade de criar, mediar e solucionar problemas. O álbum de figurinhas é considerado uma ferramenta lúdica e de aprendizagem na qual o aluno desperta o interesse pela brincadeira e se envolve juntamente com seus colegas de sala de aula. Os resultados do projeto mostrou que os alunos do primeiro ano do Ensino Médio se sentiram motivados e se envolveram inteiramente durante o tempo em que foi desenvolvido o projeto. De acordo com os docentes da turma os alunos se sentiram mais motivados e estimulados a ampliar a aprendizagem. Já para o aluno bolsista de graduação em Engenharia da UEMG que apresentou o projeto e ajudou a desenvolvê-lo, foi uma rica oportunidade de adquirir conhecimentos e se envolver na história da ciência, o que contribuiu ainda mais para a sua formação na Engenharia.
Ciência em Engenharia, Ensino médio, álbum de figurinha, abordagem interativa