4870
INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADES - EMPRESAS CASO DA PARCERIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA E COMPANHIA DE SANEAMENTO MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA ;
FRANCISCO DE ASSIS ARAUJO, JOS? M?RIO BRUNELLI SOSA;
Resumo
Os esforços para melhorar o ensino de Engenharia no Brasil sempre estiveram presente nas Diretrizes Curriculares que vigoraram no país, abordadas nesse trabalho desde o ano de 1976. O desenvolvimento de novas tecnologias, aplicadas aos processos produtivos, representou desde então, as demandas que se apresentaram às Instituições de Ensino, na formação do profissional Engenheiro voltado para o mercado de trabalho, exigindo inovações nos sistemas de ensino, promovendo contínuas e profundas alterações nessas diretrizes curriculares.
A última alteração, com a Resolução CNE/CES 01/2019, as mudanças foram muito profundas e inovadoras, dificultando a sua implantação nas Instituições de Ensino. Sendo criada uma Comissão Nacional que facilitasse a adoção dessas mudanças, evidenciadas as questões das competências, dos sistemas de avaliação, da melhor preparação dos professores, das relações entre as Instituições de Ensino com as Empresas entre outras.
O artigo foi desenvolvido sobre este tema, com abordagem das ações que foram propostas pela Comissão Nacional de Apoio à Implantação das DCN?s do Curso de Graduação em Engenharia, bem como dos desafios que surgem ao longo das interações Instituições de Ensino-Empresas, trazendo alguns exemplos que obtiveram êxito na parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora.
Ensino de Engenharia. Diretrizes Curriculares. Integração Universidade-Empresa.