Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4864

POR UMA ENGENHARIA ? E UMA UNIVERSIDADE ? POPULAR: (IN)COERÊNCIAS NAS ATIVIDADES DOCENTES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO;

LEANDRO BORDIN;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[114] 09.2. Empresas Júniores

Com o objetivo de analisar de que forma as atividades docentes no campo das engenharias se articulam com o projeto de universidade pública e popular, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa, foi construída por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte e nove professores de cinco cursos de engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul. As análises decorrentes foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para: (a) o caráter disciplinar e descontextualizado do ensino; (b) a pesquisa de cunho capitalista como elemento central do trabalho docente; (c) a extensão como porta de entrada para o estabelecimento de atividades formativas de caráter sociotécnico; e (d) a quase ausência de experiências no âmbito da Tecnologia Social.

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Educação em Engenharia; Tecnologia Social.
Voltar