Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4698

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMO DESAFIO DAS PONTES DE ESPAGUETE NO IFSUL: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA;

TOMAZ FANTIN DE SOUZA, MARIA RAQUEL CAETANO;
Arquivo não encontrado

COBENGE24

[116] 12. Interação com a Educação Básica

[334] 12.Interação com a Educação Básica

O objetivo deste trabalho foi realizar uma reflexão sobre a ação pedagógica "Desafio das Pontes de Espaguete" no Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Sapucaia do Sul. O "Desafio" tem como eixo central a integração entre a teoria e a prática como princípio educativo, formativo e pedagógico, buscando o fortalecimento das relações de ensino-aprendizagem nas disciplinas de mecânica dos sólidos, estática e de resistência dos materiais. Para que fosse realizada esta reflexão, foram analisados o histórico do evento e sua relação com o ensino e a aprendizagem numa perspectiva de verticalização do ensino em mecânica. Foram levantados os dados históricos obtidos ao longo do processo e as diferenças nas atividades propostas nos técnicos e nos cursos superiores, estes resultados foram debatidos no capítulo de reflexão crítica que indicaram que apesar do notável sucesso da atividade e de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, diante da realidade social do país, serão necessárias algumas modificações para que efetivamente se cumpra a missão dos Institutos Federais de implementar processos educativos, públicos e gratuitos de ensino, pesquisa e extensão.

Verticalização; Pontes de Espaguete; Mecânica dos Sólidos, Resistência dos Materiais.
Voltar