Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4107

ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS EXPERIMENTOS PRÁTICOS PARA O APRENDIZADO DOS CONCEITOS EM FÍSICA;

MATHEUS SANTOS NOGUEIRA, Carlos Antonio da Rocha;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O presente trabalho se dispõe a discutir diferentes metodologias ativas de forma a determinar, em um estudo de caso, a influência do experimento prático de laboratório no processo de aprendizagem das aulas de física. A evolução da sociedade no último século promoveu discussões, a respeito de reestruturações no atual sistema de ensino, nas quais as metodologias ativas são apresentadas como alternativas ao modelo convencional. Nessas propostas os discentes são capazes de desenvolver novas competências e habilidades, além do conhecimento acadêmico promovido pelo conteúdo das aulas. Neste sentido, buscando melhorar e aperfeiçoar o desempenho dos alunos na aquisição de conhecimentos nas aulas de física, será elaborado um modelo experimental a ser aplicado em turmas de engenharia, a partir de um roteiro de experimento de laboratório de Física, bem como a construção de seu respectivo aparato experimental. O modelo será fundamentado nas metodologias ativas e no conceito físico de Lançamento Oblíquo, e será avaliado por meio de questionários a respeito do conceito estudo e de perguntas conceituais.

Metodologia Ativa, Física, Lançamento Oblíquo.
Voltar