Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4103

EXPERIÊNCIAS TÁTEIS NO ENSINO DE SISTEMAS ESTRUTURAIS;

Leila Cristina Meneghetti Valverdes, Ruy Marcelo de Oliveira Pauletti, Luís Antônio Guimarães Bitencourt Júnior;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este artigo descreve uma experiência de 'aprender fazendo' realizada durante as disciplinas de Sistemas Estruturais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O experimento teve como objetivo estimular as habilidades dos alunos em projeto, trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas. A atividade envolvia a passagem do projeto de um grupo de alunos para outro grupo por meio de documentação. O segundo grupo era responsável pela construção do modelo em escala de bancada, produzido a partir de canudos de papel conectados por pequenos parafusos, propiciando uma primeira experiência tátil do sistema projetado. Os modelos de bancada produzidos mostraram-se surpreendentemente leves e robustos, com alta qualidade de confecção e precisão dimensional. Os alunos relataram que, ao fazer esses modelos, entenderam como as forças fluem dentro de uma treliça espacial. Em seguida, uma das estruturas projetada foi selecionada para produção de um protótipo em escala relevante com mais de 800 barras e montado por um grupo de 130 alunos em apenas 4 horas. O protótipo expandiu a experiência, aproximando-a da complexidade de problemas reais de engenharia.

aprender fazendo, treliça espacial, ensino de engenharia, experiência tátil, sistemas estruturais
Voltar