Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4102

APLICANDO A CULTURA MAKER DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM COMPARATIVO ENTRE CURSOS DE EXTENSÃO ONLINE E PRESENCIAIS;

LEANDRO OLIVEIRA LIB?RIO, JULIANA DA SILVA LEITE, BARBARA ABRITTA ALENCAR, GLAUCIA MARIA NASCIMENTO COSTA DE OLIVEIRA, GABRIELLA CASTRO BARBOSA COSTA DALPRA;

COBENGE22

[85] 07. Extensão na Educação em engenharia

[303] 07. Extensão na Educação em engenharia

O modo como são desenvolvidas e utilizadas as tecnologias de informação e comunicação evoluem, com o surgimento de novas ferramentas. Habilidades como a de criação e inovação tornam-se cada vez mais essenciais para os estudantes que desejam ingressar no mercado contemporâneo. A Cultura Maker, uma extensão da DIY (Faça Você Mesmo), tem como premissa utilizar a tecnologia e equipamentos para trazer aos discentes práticas aplicadas à solução de problemas reais. Com o objetivo de introduzir a comunidade à Cultura Maker, o Projeto Educação para um Mundo Mais Maker do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais desenvolve e oferta uma série de cursos de extensão para a comunidade. Este artigo apresenta os detalhes de criação e execução dos cursos de extensão de Manufatura Aditiva em Impressão 3D e de manipulação da Plataforma de Prototipagem Arduino, nas modalidades online e presenciais, ministradas pelos alunos participantes do presente Projeto de Extensão bem como as diferenças e dificuldades encontradas. Ao final, a partir de questionários pré e pós cursos aplicados à comunidade participante, concluiu-se que, de fato, o desempenho nas áreas trabalhadas pelos cursos foi satisfatório, sob o ponto de vista dos alunos que foram certificados.

Cultura Maker, Extensão, Tecnologia, Cursos, Impressão 3D, Arduino.
Voltar