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Artigo


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Educação empreendedora e indicadores de avaliação de cursos de engenharia baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019;

Carolina Maia dos Santos, Diego Rizzotto Rossetto, sonia marise salles carvalho, Elzo Alves Aranha;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Na atualidade, passa-se a valorizar a utilização de rankings educacionais como um parâmetro na tomada de decisão, identificação de prestígio, agregação de valor ao mercado educacional e disseminação da performance das instituições, apesar de alguns estudos apontarem elementos críticos desta cultura. Nesta direção, há uma lacuna de pesquisas na área das engenharias no Brasil. Assim, o objetivo desta pesquisa é propor um conjunto de indicadores de avaliação do ensino de engenharia no Brasil que considere os elementos de educação empreendedora apresentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2019. Para isso a pesquisa realizou análise das interconexões entre os indicadores de ensino em rankings nacionais e internacionais e as recomendações das DCNs. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, bibliográfica e exploratória. Os resultados demonstram a proposta de seis indicadores que poderiam estar no critério de ensino para avaliar cursos de engenharia com base na visão da educação empreendedora no Brasil. As principais contribuições desta pesquisa envolvem o auxílio à coordenadores e professores de cursos de engenharia na aplicação de práticas que possibilitem o desenvolvimento da educação empreendedora, oferecendo pistas para que as DCN sejam efetivamente implantadas.

Ensino de Engenharia, Educação Empreendedora, Indicadores, Avaliação
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