Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4097

USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO REMOTO: SISTEMATIZAÇÃO PARA USO NO ENSINO HÍBRIDO E PRESENCIAL;

VICTORIA ALEJANDRA SALAZAR HERRERA;

COBENGE22

[83] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[301] 05. Educação Mediada por Tecnologia

O presente trabalho tem como objetivo apresentar sugestôes de uso de três laboratórios virtuais (LVs) para o curso de engenharia elétrica, os laboratórios tem como objetivo estudar circuitos elétricos em serie, paralelo e misto, circuitos com diodos e transformadores. Os três LVs foram aplicados em sala de aula durante o ensino remoto emergencial, dessa forma são apresentados resultados relacionados com a usabilidade, tempo de interação dos alunos, acertos a questões (quando a atividade foi avaliativa) e percepções de alunos e docente. Após a experiência verificou-se a importância de conhecer bem o LV para escolher se será uma ferramenta de suporte, apenas demostrativa, ou se pode ser utilizada para garantir ao estudante uma experiência prática. Ressalta-se a importância do planejamento do experimento tanto para atividades avaliativas quanto para atividades sem nota. Como resultado foram apresentadas sugestões de uso de cada LV, a análise foi qualitativa e quantitivas para os LVs de circuitos e diodos e apenas qualitativa para o LV de transformadores.

Laboratório Virtual, Circuitos elétricos, Diodos,Transformadores,Planejamento de aula
Voltar