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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMFRAMEWORK BASEADO NA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, GAMIFICAÇÃO E TAXONOMIA DE BLOOM NA ENGENHARIA;

ELZO ALVES ARANHA;

COBENGE22

[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

Educação empreendedora, gamificação e taxonomia de Bloom são três tópicos que vem crescendo a quantidade de artigos acadêmicos a cada ano, no campo da educação em engenharia. No entanto, é incipiente o número de artigos acadêmicos que buscam analisar interfaces e conexões entre educação empreendedora, gamificação e taxonomia de Bloom de forma integrada, principalmente no Brasil. Devido à quantidade incipiente de artigos, os três tópicos permanecem isolados e fragmentados no campo do ensino de engenharia, sem saber o que um tópico pode contribuir para o outro. O objetivo deste trabalho é propor um framework com as interfaces e relações entre os princípios da educação empreendedora, gamificação e taxonomia de Bloom de forma integrada. O objetivo deste trabalho é propor um framework com as interfaces e relações entre os princípios da educação empreendedora, gamificação e taxonomia de Bloom de forma integrada. Os resultados indicam que o framework apresenta quatro grandes categorias de interfaces e conexões entre educação empreendedora, gamificação e taxonomia de Bloom. Os achados são inovadores por dois motivos: a) os achados contribuem para ampliar a compreensão e compreensão das relações existentes entre gamificação, educação empreendedora e taxonomia de Bloom de forma integrada; b) de acordo com os achados, contribuem para preencher a lacuna existente na literatura acadêmica na área de ensino de engenharia. Os resultados tem diversas implicações práticas para diretores, professores, estudantes e professores do campo da educação em engenharia.

educação empreendedora,gamificação,taxonomia de Bloom, engenharia.
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