Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4092

ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA;

Tânia Regina Dias Silva Pereira, Telma Dias Silva dos Anjos;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O atual processo de ensino e aprendizagem deve ser baseado nas competências, com foco na prática e na aprendizagem ativa devendo ter atuação inovadora, empreendedora e criativa. Os estudantes devem ser dotados de capacidades técnicas e de aptidões humanísticas, tornando-se imprescindível aos docentes a promoção de novas formas de ensinar e aprender que rompam com o modelo da linearidade e da passividade, buscando estratégias didático-pedagógicas variadas que contribuam para o desenvolvimento da autonomia intelectual do estudante e da capacidade de construção da sua própria aprendizagem, possibilitando aos mesmos perceberem o caráter provisório e relativo do conhecimento. Nesta perspectiva, este trabalho relata uma experiência realizada com os estudantes da disciplina Metodologia Científica e Tecnológica da Produção, do segundo semestre acadêmico do curso de Engenharia de Produção Civil, que teve como objetivo compreender as etapas de um projeto de pesquisa de forma lúdica, tendo como princípio o papel ativo dos alunos na construção do conhecimento. A metodologia foi focada na prática, ressaltando os processos baseados na interação entre os sujeitos envolvidos. As técnicas utilizadas foram o trabalho em equipe e a aplicação de um questionário, que resultaram em uma atividade, além de prazerosa, articulada entre os conteúdos da disciplina e a prática profissional. A proposta foi avaliada através de relatos dos estudantes e analisada de forma qualitativa, recebendo contribuições para a sua melhoria e amadurecimento para os próximos semestres.

Estratégia de Ensino. Metodologia Científica. Ludicidade. Aprendizagem Ativa.
Voltar