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Artigo


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ANÁLISE PARA VALIDAÇÃO DO EFEITO DUNNING-KRUGER NO CONHECIMENTO TÉCNICO DE SOFTWARE (REVIT);

Nivia da Silva Lisboa, Marcelo Vasconcelos de Oliveira, Marcos Paulo Santos Nunes, Henrique Silva Moraes Filho, Nívea G B Albuquerque;

COBENGE22

[86] 08. Programas Especiais

[304] 08. Programas Especiais

O Efeito Dunning-Kruger refere-se à observação de que os incompetentes são muitas vezes inadequados para reconhecer sua incompetência. Partindo desse pressuposto, investigamos os potenciais efeitos Dunning-Kruger no conhecimento geral do software "Revit" entre alunos de engenharia civil. Alunos estes, de semestres diversos e com experiências diversas a respeito do software. Para aferir se o efeito em análise é verdadeiro, foi realizada a um questionário dividido em duas partes, sendo a primeira delas uma autoavaliação em relação ao conhecimento do software em questão, que por sua vez, foi quantificado ao estabelecermos cinco áreas distintas do software, sendo elas; "Layout"; "Atalhos"; "Funções, Ferramentas e Utilidades"; "Modelagem"; "Plotagem"; "Renderização". E a segunda parte, um questionário técnico a respeito do software, cujo foi elaborado com 5 questões de cada uma das áreas abordadas. Após a aplicação do formulário, foi realizada uma análise de dados a fim de validar o efeito Dunning-Kruger. A análise dos resultados foi realizada em duas etapas, sendo a primeira, uma análise "micro" onde foi comparado os resultados da autoavaliação de cada área com o resultado obtido pelo questionário técnico referente a cada área. Já a segunda análise foi a comparação da somatória da autoavaliação de cada área com a somatória da pontuação do questionário técnico. Com os resultados obtidos pudemos concluir que o efeito tende a se manter verdadeiro desde uma análise mais minuciosa quanto uma análise mais abrangente de um conhecimento.

Efeito Dunning-Kruger; Questionário; Software; Autoavaliação
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