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Artigo


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Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares;

Leticia Cordeiro, Luis Henrique Assumpção Lolis;

COBENGE22

[86] 08. Programas Especiais

[304] 08. Programas Especiais

O conhecimento técnico sobre as tecnologias emergentes está se tornando cada vez mais necessário para a entrada dos estudantes de graduação em Engenharia no mercado de trabalho. Entretanto, não só o conhecimento técnico é requisitado, mas habilidades como criatividade para solução de problemas, conhecimentos interdisciplinares e adaptabilidade são importantes diferenciais. A cultura ou movimento maker, definido como a premissa de que os indivíduos podem realizar projetos e fabricações para uma finalidade específica em um ambiente de compartilhamento de conhecimento e ideias, surge como um facilitador para o estudante aprender a desenvolver essas habilidades. O conhecimento sobre softwares, novos equipamentos ou processos de fabricação não necessariamente estão presentes nas grades curriculares de ensino superior das universidades, desse modo, cria-se a necessidade de atividades extracurriculares que podem ser oferecidas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), como forma de complementar a formação do futuro engenheiro e prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho. Tendo isso em vista, o grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná buscou formas de incentivar a cultura maker nos discentes e na comunidade externa. Foram realizadas formações técnicas para os membros do grupo, oferecidos cursos de modelagem em CAD e impressão 3D, além da prestação de serviços, como a impressão de arcos para as Face Shields que foram entregues para os profissionais da saúde no período da pandemia de COVID-19.

Atividades extracurriculares, Cultura maker, Cursos, Impressão 3D.
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