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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DO GOOGLE FORMS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE DESENHOS DE ENGENHARIA: DIAGRAMA DE BLOCOS E FLUXOGRAMA DE PROCESSO;

João Paulo da Silva Queiroz Menezes, Roberto Bentes de Carvalho;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O avanço da tecnologia possibilita a utilização de novas ferramentas e aplicativos pedagógicos para intensificar o processo de aprendizagem. Nesse trabalho, a plataforma Google Forms foi utilizada para elaboração de formulários sobre o aprendizado dos estudantes de Projeto de Processos Químicos, disciplina dedicada para elaboração de Projetos de Engenharia em Equipe. Os tópicos escolhidos para serem avaliados foram os desenhos de engenharia, mais especificamente Diagrama de Blocos de Processo (Block Flow Diagram - BFD) e o Fluxograma de Processo (Process Flow Diagram - PFD). Foram elaborados dois Formulários e aplicados na turma de 2020.1 da PUC/RJ, composta de 11 estudantes. Utilizou-se como processo motivador o módulo de remoção de sulfato, presente em Plataformas Flutuantes de Extração de Petróleo (FPSO). O primeiro formulário, contendo dez perguntas de verdadeiro ou falso, foi sobre as diferentes áreas do BFP e sobre características do processo. No segundo formulário, contendo também dez perguntas de verdadeiro ou falso, foi sobre a representação das diferentes áreas do PFD. A utilização da ferramenta apresentou resultados promissores e uma boa aceitação por parte dos estudantes, devido a sua interface gráfica simples e devido à variedade de funções disponíveis para o docente, incluindo a importação de recursos multimídia e a apresentação de resultado estatístico detalhado das respostas. As médias de acertos dos formulários foram de 7,92 e 9,09, respectivamente, indicando que os estudantes estão habilitados previamente para construção do BFD e PFD do Projeto de Engenharia em equipe.

Diagrama de Blocos, Fluxograma de Processo, Google Forms, Metodologia Ativa.
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