4079
MATRIZ CURRICULAR DE ENGENHARIA CIVIL EM BLOCOS DE APRENDIZAGEM;
LEONARDO TAVARES DE SOUZA, ANA PAULA LIMA BARBOSA;
COBENGE22
[81] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
[299] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
As instituições de ensino, com o cenário atual demarcado pela globalização e pelo avanço exponencial do conhecimento científico e tecnológico, necessitam desenvolver projetos educacionais que assegurem a capacidade dos educandos de saber, saber fazer e saber ser - viabilizada pelas abordagens multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares. a prática interdisciplinar necessita de pedagogia apropriada, processo integrador, mudança institucional e relação entre disciplinaridade e interdisciplinaridade, deixando claro a necessidade de uma implementação de forma ampla e institucional e não fruto somente de atividades pontuais. A organização da matriz curricular em blocos de aprendizagem ora apresentada e discutida, com base nos conceitos de trilhas de aprendizagem, permite aos estudantes do curso de Engenharia Civil a integração entre todas as disciplinas de cada semestre por meio do Projeto Integrador, possibilitando níveis mais consolidados dos processos de aprendizagem dos discentes. Ao final da formação os estudantes terão desenvolvido projetos relacionados à cada área de conhecimento de cada um dos blocos de aprendizagem. as iniciativas apresentadas buscam romper a tradicional e fragmentada lógica de desenvolvimento da Ciência, que impacta na organização dos cursos de graduação em geral, incluindo-se o de engenharia civil, realidade que as DCNs de 2019 buscam romper pela proposição de uma matriz baseada no desenvolvimento de competências.
Interdisciplinaridade, blocos de aprendizagem, competências