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Artigo


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SIMULAÇÕES DO MÉTODO DE MONTE CARLO INTRODUZINDO COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA;

DOMINGOS SAVIO DAS VIRGENS ALVES, MARCIO ENDRIO DOS SANTOS DIAS;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A computação científica oferece uma terceira via para se fazer ciência, diminuindo o tempo e o custo de experimentos durante um projeto de engenharia, simulando no computador a realidade de um evento governado por uma equação diferencial, oferecendo um novo meio de ensino/aprendizagem nos cursos de engenharia. Este documento apresenta uma série de experimentos numéricos com o Método de Monte Carlo, usando o ambiente de programação GNU OCTAVE, que é um ambiente gratuito para computação científica e uma linguagem vetorial de alto nível cujos usuários atuam nos fundamentos da engenharia, ciência e economia. O objetivo é usar o potencial do GNU OCTAVE para introduzir a programação estocástica, como parte das atividades na disciplina de Teoria da Probabilidade, com o propósito de auxiliar o estudante de engenharia na compreensão dos conceitos através da simulação computacional. Exemplos simples e de interesse prático do Método de Monte Carlo são apresentados neste trabalho: Estimação de π por comparação de áreas; Estimação de π pelo teorema do valor médio; Solução de equações algébricas e transcendentes; Solução de EDO.

Computação científica. Monte Carlo. Programação estocástica. OCTAVE
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