4076
ENSINO DURANTE A PANDEMIA: ANÁLISE DOS SENTIMENTOS DOS ESTUDANTES ATRAVÉS DO PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL;
JOSE TARCISIO FRANCO DE CAMARGO, GILMAR BARRETO, ELIANA ANUNCIATO FRANCO DE CAMARGO, EST?FANO VIZCONDE VERASZTO, JORGE CANDIDO;
A pandemia de Covid-19 nos colocou em um momento histórico, singular para a educação no Brasil, onde somos levados a refletir sobre as atuais estratégias de ensino-aprendizagem. Por sua vez, para que esta reflexão apresente resultados sólidos, é necessário conhecer as opiniões e sentimentos dos alunos, que constituem o foco da educação em todos os seus níveis. Contudo, em um período de distanciamento social e oferta de ensino online, identificar sentimentos e opiniões de estudantes torna-se uma tarefa relativamente complexa. Dessa forma, uma estratégia para contornar as limitações impostas pelo distanciamento e pelo ensino online consiste na análise dos sentimentos dos discentes expressos através das redes sociais digitais. Assim, entender os sentimentos embutidos nas mídias digitais pode nortear ações em diversas áreas, como por exemplo políticas públicas de educação. Dentro deste escopo, este texto descreve um estudo a respeito dos sentimentos expressos na rede social "Twitter", relativos à educação e ao ensino durante a pandemia de Covid-19. Especificamente, esta pesquisa apresenta um modelo digital capaz de identificar as emoções básicas apresentadas em tweets que contenham as palavras "educação", "ensino" e "engenharia" no contexto da atual pandemia de Covid-19, vislumbrando o desenvolvimento de ações públicas na área da educação, em particular na educação em engenharia.
Emoções básicas, Mídia Digital, Aprendizado Remoto.