Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4068

ENSINO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS USANDO ÁLGEBRA LINEAR E PROGRAMAÇÃO: APLICAÇÃO DE AUTOVALORES E AUTOVETORES;

FERNANDO DA SILVA ARA?JO, ALEXANDRE LUIZ PEREIRA;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este trabalho tem por objetivo aplicar uma estratégia de ensino para o estudo de transformação de tensão e tensões principais, na disciplina Resistência dos Materiais que compõe o ciclo profissionalizante de disciplinas da Graduação em Engenharia Mecânica, do CEFET/RJ Campus Angra dos Reis. Este tipo de metodologia ativa de aprendizagem proporciona motivação, interesse, autonomia e interação dos alunos diante de cada uma das etapas realizadas no trabalho. A trabalho proposto foi a determinação de tensões em planos representados por sistema de coordenadas rotacionado, tensões principais e direções principais no material utilizando os conceitos de matriz de rotação e autovalores/autovetores estudados em Álgebra Linear via software de programação (open source). Para a execução do trabalho, formou-se grupos de dois ou três alunos a fim de estimular o trabalho em equipe. Além disso, aplicou-se um questionário sobre os aspectos metodológicos da atividade. A partir das respostas ao questionário foi verificada a importância da estratégia de ensino empregada com a qual os alunos conseguiram assimilar o assunto e compreenderam fenômenos complexos de forma mais fácil e motivadora.

: Aprendizagem ativa. Ensino de resistência dos materiais. Tensões principais. Autovalores
Voltar