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FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS EM AÇÕES DE EXTENSÃO DO GRUPO ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS NATAL;

SANDRA RUFINO, RUTH LEITE DE ANDRADE, BRENNDA LOUYSE CONCEI??O DE MOURA;

COBENGE22

[85] 07. Extensão na Educação em engenharia

[303] 07. Extensão na Educação em engenharia

As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de engenharia buscam um perfil da(o) egressa(o) a formação humanista, crítica, reflexiva, voltada para a sustentabilidade. Apesar dessa orientação, são raras(os) as(os) profissionais que tenham uma formação holística que englobe os impactos de suas ações sobre questões sociais e ambientais no exercício de suas práticas de engenharia. O objetivo deste artigo é apresentar percepção de (ex)membros do Engenheiros Sem Fronteiras núcleo Natal sobre sua formação e o desenvolvimento das competências, habilidades (previstas nas diretrizes) por meio da prática de ações extensionistas de engenharia engajada. Classifica-se como pesquisa exploratória e descritiva de abordagem combinada com o método survey. A pesquisa consistia em 8 questões divididas em 3 blocos: a) caracterização; b) competências e habilidades; e c) importância da extensão no aprendizado e depoimentos. O questionário teve 90 respostas de membros ativos, membros afastados e ex- membros do ESF-Natal dos quais demonstram ter desenvolvido as competências gerais e habilidades previstas nas DCNs. A maioria dos membros reconhece a importância da extensão em sua formação profissional.

Extensão Universitária; Competências e Habilidades; Engenheiros Sem Fronteiras; Engenharia Engajada
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