Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4061

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMPROPOSTA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL;

RUBENS SILVA CORREIA;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Metodologias ativas podem ser utilizadas para superar as dificuldades do ensino tradicional. Existem várias metodologias. Uma delas é a aprendizagem baseada em problemas, onde os alunos aprendem por meio de problemas reais. Esse método favorece a interdisciplinaridade, pois um único problema pode envolver várias disciplinas. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta uma proposta de projeto interdisciplinar para cursos de engenharia civil. A proposta é utilizar um único projeto em várias disciplinas. Em cada disciplina, uma parte do projeto é desenvolvida, servindo como ferramenta de avaliação da aprendizagem. Durante o processo, os alunos interagem com profissionais da área. Assim, o aluno tem um papel ativo no processo de aprendizagem, estabelecendo conexões entre os diversos temas da engenharia civil. São apresentados dois exemplos de projetos interdisciplinares relacionados à edificações e infraestrutura (estradas, pontes e barragens).

metodologias ativas, interdisciplinaridade em engenharia, projeto interdisciplinar para engenharia civil.
Voltar