Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4059

ENSINO DE CIÊNCIA DE MATERIAIS PARA ENGENHEIROS NO CURRÍCULO INTEGRADO-UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSIÇÃO VÍTREA;

Madrith Sthel Costa Duarte, Margarete Aparecida Pereira;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

No currículo por competências há grande demanda de criação de experiências de aprendizagem que possam ser testadas com o fim de validar o modelo. O estudo de transição vítrea para diferentes engenharias demanda aulas ativas e com discussão ampla para atingir os diferentes interesses. No presente trabalho foi aplicada uma experiência de aprendizagem com aula prática no modelo remoto onde os estudantes realizaram a transição vítrea de balas de gelatina nos fornos de casa comparado a aula presencial teórico expositiva. Os grupos posteriormente realizaram avaliação de aprendizagem. Os resultados mostram que o engajamento dos estudantes foi maior na aula remota prática com a utilização de seus próprios materiais em comparação com a aula teórica expositiva. Os resultados de avaliação mostram que nas três turmas avaliadas os alunos conseguiram julgar de maneira correta o conceito de cristalinidade nos percentuais de 67%, 77%, 78%, nas turmas após a aplicação das metodologias.

experiência de aprendizagem, transição vítrea, avaliação.
Voltar