4053
AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE (ACCS) NAS ENGENHARIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA E METODOLOGIA;
CARINA SANTOS SILVEIRA, ANDRE LUIS SOUSA SENA;
COBENGE22
[85] 07. Extensão na Educação em engenharia
[303] 07. Extensão na Educação em engenharia
A atividade de Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) é em sua base uma atividade de extensão universitária, adequadamente modelada para ser uma Componente Curricular, e com isso permitir que seja integralizada à matriz dos cursos de Graduação e Pós-graduação. As interações e influxos inerentes de uma atividade como essa, que envolve a Universidade e a Sociedade, resulta em um conjunto de interações de diferentes saberes e fazeres, de docentes, pesquisadores, alunos e da comunidade. Através da aprendizagem significativa defendida pela teoria da aprendizagem de David Ausbel, a atividade de ACCS proposta e descrita nesse trabalho buscou promover a autonomia de aprendizado dos estudantes universitários; despertar nos alunos o comportamento ativo para a resolução dos problemas; aplicar a base teórica em atividade prática; e aproximar o modelo de pensamento científico à comunidade local. O percurso metodológico de deu para o planejamento e aplicação de atividades práticas e lúdicas, de cunho científico, com recorte temático voltado para as Engenharias, com graduandos e estudantes do ensino médio de um Colégio público Estadual. As atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto foram divididas em categorias de conhecimentos considerando as habilidades e competências almejadas. Os resultados alcançados com as oficinas mostram o engajamento por ambos os grupos de estudantes, os de graduação e os do ensino médio. Entende-se com a proposta metodologia aplicada, associada a interação com os estudantes, que a curricularização da extensão empregada através da componente curricular ACCS, efetivará, semestralmente, ações de compartilhamento de conhecimento entre a Universidade e a Comunidade.
ACCS, Extensão, Educação em Engenharia, Ciência, Tecnologia