Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4050

APRENDIZAGEM DE SÉRIES DE FOURIER NO ENSINO REMOTO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA;

Joab Tomaz de Aquino, Adriano José Morais Barros Silva, Cláudio Pereira da Costa;

COBENGE22

[86] 08. Programas Especiais

[304] 08. Programas Especiais

Neste artigo, são apresentados os resultados da pesquisa devido à realização de um experimento computacional no software Geogebra por alunos de dois semestres (2020.2 e 2021.1) da disciplina Complementos de Matemática (CM), do ciclo básico na área de engenharia dos cursos da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), vinculada ao Campus Benfica da Universidade de Pernambuco (UPE). A proposta foi baseada na solução computacional da série de Fourier para que os participantes pudessem investigar o uso de recursos computacionais a fim de melhorar sua compreensão de tópicos matemáticos. Nos resultados selecionados, 86,1% de 2020.2 e 69,6% de 2021.1 os alunos concordaram que entenderam a série de Fourier. Cerca de 36,1% em 2020.2 e 39.1% em 2021.1 disseram que o Geogebra facilitou o entendimento tanto da parte algébrica quanto da geometria. Por fim, a maioria dos alunos concorda com o uso de recursos tecnológicos (97,2% em 2020.2 e 100% em 2021.1) para seu aprendizado.

Séries de Fourier, Geogebra, Experimento Computacional, Aprendizagem.
Voltar