4048
ESTRUTURA DE UM PROGRAMA DE TUTORIA E PERCEPÇÃO DO INGRESSANTE DE ENGENHARIA EM ÉPOCA DE PANDEMIA;
CRISTIANE MARIA BARRA DA MATTA, CYNTHIA JURKIEWICZ KUNIGK, KEITI PEREIRA VIDAL DE SOUZA, EDUARDO NADALETO DA MATTA;
COBENGE22
[84] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
[302] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
A entrada na educação superior apresenta diversos desafios para os estudantes, somadas às alterações na fase do desenvolvimento e à insegurança trazida pela pandemia de COVID-19. O presente artigo tem como objetivo apresentar a estrutura de um Programa de Tutoria em uma universidade privada no estado de São Paulo e as percepções dos calouros frente ao apoio oferecido. A estruturação de um Programa de Tutoria se mostrou uma excelente alternativa a fim de estabelecer um espaço de acolhimento e apoio aos ingressantes, auxiliando na integração à um ambiente colaborativo, na motivação ao curso e à profissão escolhida, nas questões individuais e no senso de pertencimento. Segundo a percepção dos estudantes os encontros da Tutoria foram fundamentais às orientações e ao acolhimento na fase de pandemia e contribuíram para a adaptação aos formatos de ensino híbrido e remoto, em 2020 e 2021 respectivamente. Os ingressantes de 2022 mostraram que felicidade, sucesso, saúde e realização são as expectativas pós-pandemia e que existe preocupação e ansiedade frente ao futuro profissional e a dúvida quanto ao sucesso na formação superior. Espera-se que o material possa contribuir e estimular a consolidação desse apoio importante em outras universidades.
Acolhimento, Adaptação acadêmica, Universidade
Voltar