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FEL 1: PROJETO CONCEITUAL DE ENGENHARIA DE UMA PLANTA PARA RECUPERAÇÃO DE CATALISADOR DESCARTADO EM EFLUENTE INDUSTRIAL UTILIZANDO MICROFILTRAÇÃO SUBMERSA;

Guilherme Carneiro Meziat, Roberto Bentes de Carvalho;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Frente às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Engenharia, dando maior foco ao desenvolvimento de competências comparado ao aprendizado de conteúdos, instituições de ensino vem se reinventando, na medida em que se adaptam aos métodos de aprendizado ativo voltado para soluções de problema ou para desenvolvimento de projetos. Entre eles, existem os Projetos de Engenharia de Processos (PEPs), os quais vieram a existir como um produto das revoluções industriais. Esses projetos geralmente possuem uma documentação de engenharia extensa, com uma ampla variedade de arquivos, desde listas até diagramas e diferentes memórias de cálculo. Metodologias de projeto vêm sendo adaptadas para reduzir o risco de erros e falhas graves durante sua execução, com a mais difundida atualmente recebendo o nome de Front-End Loading (FEL). Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo se utilizar dessa metodologia para desenvolver um projeto de uma planta de microfiltração submersa para tratar um efluente industrial líquido com presença de catalisadores, de forma a recuperá-los para o seu processo de produção. Para isso, três fases precisarão ser cumpridas, sendo este estudo a primeira delas: o projeto conceitual (FEL 1). Nessa fase, foram definidas as principais questões sobre o processo em uma tabela de processos (TP) e, com isso, foi gerado um diagrama de blocos de processo (BFD) do processo, representando de forma simples como a planta deve operar. Foi feito um balanço de massa preliminar baseado nas premissas da TP, onde definiu-se a composição das principais correntes do processo. Por fim, realizou-se uma estimativa do investimento fixo inicial necessário para a instalação da planta. Como uma forma de conectar a aplicação dessa metodologia ao tipo de ensino que as novas DCNs exigem, um questionário solicitando as descrições das dificuldades encontradas na construção de cada documento de engenharia e as competências desenvolvidas durante o FEL 1 foi preenchido pelos estudantes da disciplina de Projeto de Processos Químicos. Pôde-se apontar com segurança que as competências mais desenvolvidas na percepção dos estudantes foram a proficiência na utilização de ferramentas de Computer-Aided Design (CAD), o conhecimento da metodologia de PEP e o trabalho em equipe, com outras competências, como conhecimento de conceitos básicos da engenharia química, adaptabilidade, liderança e comunicação seguindo logo atrás.

Efluente; Recuperação de Catalisador; Microfiltração Submersa; FEL-1, Competências, Tabela de Processos, Diagrama de Blocos
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