Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4041

ACADEMIA STEM/UEA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE O SUCESSO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA;

Felicien Gonçalves Vásquez, NATALIANA DE SOUZA PAIVA, Kelly Christiane Silva de Souza;

COBENGE22

[84] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

[302] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

O artigo intitulado Academia STEM/UEA: Uma análise preliminar sobre o sucesso acadêmico dos estudantes dos cursos de engenharia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, tem como objetivo apresentar os resultados iniciais de retenção, evasão e sucesso acadêmico dos estudantes dos cursos de engenharia da UEA, participantes do Projeto Academia STEM. O texto foi organizado em duas partes a saber: academia STEM/UEA: caminhos para pensar a engenharia na UEA e um olhar do sucesso acadêmico dos estudantes dos cursos de engenharia na EST/UEA, neste segundo ponto apresentamos a metodologia, os dados e a discussão dos resultados. A fundamentação teórica ancorou-se em autores como ARAÚJO (2011), LARÁN, J. A. COSTA, F. C. X. (2001) e LIMA (2006). Os resultados do estudo ao longo deste primeiro quadriênio apontam para a contribuição do Projeto Academia STEM, através dos seus três pilares: atração, permanência e excelência, em um movimento contínuo de atrair, formar, qualificar, manter, acompanhar e inserir no mercado de trabalho, gerando melhoria significativa dos resultados de evasão e retenção, o que por consequência aponta para o sucesso acadêmico dos estudantes dos cursos de engenharia em Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Computação e Produção.

Engenharia, Retenção, Evasão, Sucesso acadêmico, STEM.
Voltar