4030
Os Resultados de Sessões Abertas no Processo de Aprendizado em um Laboratório de Eletrônica Digital à Distância;
ALEXANDRE MARQUES CARRER, FELIPE VALENCIA DE ALMEIDA, VICTOR TAKASHI HAYASHI, REGINALDO ARAKAKI, EDSON TOSHIMI MIDORIKAWA, PAULO SERGIO CUGNASCA;
COBENGE22
[83] 05. Educação Mediada por Tecnologia
[301] 05. Educação Mediada por Tecnologia
O processo de ensino-aprendizagem não é algo limitado apenas ao momento da aula de uma disciplina, sendo necessário fornecer ao aluno ferramentas para que este possa também participar ativamente neste processo. Este trabalho apresenta o oferecimento de sessões abertas em uma disciplina de laboratório de eletrônica digital à distância. Estas sessões foram caracterizadas pela presença do monitor da disciplina atuando como facilitador do conhecimento, e adotando uma postura mais passiva quando comparado com um docente, visando atribuir ao aluno o papel de protagonista. Foram coletadas percepções dos alunos relacionadas a essas seções por meio de um formulário preenchido por 30 dos 61 alunos que cursaram a disciplina. Por meio das percepções foi confirmado que estas sessões tiveram um papel importante no processo de ensino-aprendizagem.
monitoria, ensino-aprendizagem, laboratório de eletrônica digital
Voltar