4029
UMA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO COMO INCENTIVO À FORMAÇÃO DE NOVOS ENGENHEIROS;
ANDROMEDA GORETTI DE MENEZES CAMPOS, ROBSON LEONE EVANGELISTA;
A presente pesquisa propõe a aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos (ou Project Based Learning - PBL) na turma do 2º ano do Curso Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, integrado ao ensino médio, em uma instituição pública de ensino. Em especial, este artigo tem por objetivo relatar a experiência da aplicação da aprendizagem baseada em projetos com alunos do ensino técnico integrado e a sua relação com a formação de futuros engenheiros. O tema escolhido para o projeto foi a "Proposta de um Sistema Sustentável e Eficaz para a Irrigação de um Jardim Sensorial". O produto final deste projeto interdisciplinar, foi um protótipo funcional, apresentado pelas equipes na Semana de Ciência e Tecnologia. A pesquisa foi dividida em duas etapas: 1 - Relato de Experiência e 2 - Resultados. De maneira geral os resultados foram bastante positivos, apesar da pouca experiência dos professores e alunos com a metodologia PBL e de ser um projeto inovador na instituição. As principais dificuldades encontradas pelos alunos foram o trabalho em equipe e o cumprimento de prazos, bem como a comunicação dentro do projeto. Com este trabalho, oportunizou-se aos alunos o desenvolvimento de soluções de problemas reais na área de Engenharia, bem como das competências técnicas relacionadas às disciplinas envolvidas no projeto, e das competências transversais relacionadas à Gestão de Projetos.
Ensino Técnico Integrado. Aprendizagem Baseada em Projetos. Sustentabilidade. Aprendizagem Ativa. Engenharia.