4024
SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS: TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO ENSINO SUPERIOR;
ANDROMEDA GORETTI DE MENEZES CAMPOS, DANIELI SOARES DE OLIVEIRA;
COBENGE22
[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
O presente trabalho tem o intuito de contribuir com a conscientização e sensibilização da comunidade acadêmica às questões de sustentabilidade e acessibilidade; incentivar outros docentes a utilizarem metodologias ativas e trabalharem conteúdos de maneira interdisciplinar em seus cursos, para que seja possível iniciar uma transformação e promoção de engenheiros com consciência global, que estarão na vanguarda dos problemas que a sociedade atual enfrenta, ampliando suas possibilidades de resolução de problemas e análise crítica. Neste contexto, este artigo tem por objetivo descrever a proposta, a metodologia adotada, as dificuldades encontradas, assim como os resultados positivos da inserção dos temas transversais, sustentabilidade e acessibilidade, na oferta da disciplina de Planejamento e Controle de Projetos, no ano de 2021, no curso de graduação em Engenharia de Produção, utilizando a aprendizagem baseada em projetos como metodologia ativa, em um contexto de pandemia. A fim de contribuir com a sociedade acerca das temáticas sustentabilidade e acessibilidade, o projeto desta disciplina propôs o desenvolvimento de uma casa container sustentável e acessível. Este trabalho é dividido em três etapas, onde a primeira foi a revisão da literatura, a segunda foi a elaboração do projeto e a terceira foi o relato da experiência, em si, e seus resultados. Após levantamento e análise dos dados, constatou-se que 90% dos alunos considerou que o tema escolhido para o projeto é relevante para o seu processo de aprendizagem; 85% disseram-se motivados e desafiados pelo tema proposto pelo projeto; 84% afirmaram que adquiriram ou desenvolveram competências técnicas relacionadas à gestão de projetos; 85% consideraram que adquiriram ou desenvolveram competências transversais relacionadas à gestão de projetos; e dentre outros resultados, 92,5% concordou totalmente ou parcialmente que a introdução dos conteúdos transversais de sustentabilidade e acessibilidade no projeto da disciplina foi de fundamental importância, criando conscientização em relação necessidade urgente da inclusão e da preocupação com a sustentabilidade.
Educação em Engenharia. Aprendizagem Baseada em Projetos. Gestão de Projetos. Temas Contemporâneos Transversais