4018
O USO DO SOFTWARE "ROBOT STRUCTURAL ANALYSIS" NA DISCIPLINA DE MECÂNICA DAS ESTRUTURAS.;
ELIDIANE DA SILVA LUCAS DE SOUSA, LUANA PATR?CIA NUNES DE MELO, WENDELL ROSSINE MEDEIROS DE SOUZA;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Na engenharia o uso de softwares em salas de aula torna-se uma importante ferramenta para dinamizar o conteúdo teórico e incentivar os discentes a imersões reais. O software "Robot Structural Analysis" tem os recursos computacionais mais atuais do mercado, tornando-se uma ferramenta profissional muito poderosa para uso didático em disciplinas de análises estruturais. Apesar de ser um programa a nível profissional, a Autodesk disponibiliza gratuitamente o uso de seus softwares a estudantes, e com isso eles podem se aprofundar nas modelagens específicas que os programas educacionais não oferecem. Neste contexto, este artigo objetiva verificar o potencial de uso do software profissional Robot Structural Analysis como um meio de ensino/aprendizagem para facilitar a compreensão de disciplinas relacionadas à análise estrutural. Sendo assim, criou-se materiais didáticos que auxiliam a utilização do software. Foi desenvolvido uma plataforma digital de apoio, onde está disponível o manual Robot em Ação e vídeos explicativos dos exemplos de aplicação, retirados do manual. Para fazer a avaliação foi conduzida uma pesquisa descritiva de abordagem quali-quantitativa por meio de formulário online. Os resultados indicam grandes expectativas na utilização desta ferramenta, onde a avaliação foi positiva gerando interesse em 90% dos discentes, e consequentemente causou entusiasmo em estender o uso do Robot para outras demandas. Sendo assim, além de mais uma ferramenta auxiliadora no ensino/aprendizagem nas disciplinas de estruturas, este trabalho ressalta a importância de aliar academicamente os cursos de engenharia com as exigências do mercado de trabalho e os avanços tecnológicos.
programa; análise estrutural; ensino; aprendizagem.