4017
RETOMADA DO MODELO PRESENCIAL APÓS DOIS ANOS DE ENSINO REMOTO: LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS ENFRENTADOS;
CLAUDIO LUIS CRESCENTE FRANKENBERG, DENIZE REGINA CARNIEL, LUCIA GIRAFFA, MARCELO;
COBENGE22
[88] 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente
[306] 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente
Este artigo relata como o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Escola Politécnica da PUCRS se organizou para o retorno às atividades presenciais após dois anos de ensino remoto. Destacam-se as lições aprendidas e os desafios que enfrentam todos os docentes, considerando aspectos relacionados à avaliação e ao engajamento dos estudantes para as atividades presenciais. Para fundamentar as ações implementadas foi realizado um levantamento acerca das expectativas e inseguranças que os docentes percebiam no seu retorno. Para coleta de dados foi enviado um questionário online contendo perguntas relacionadas ao registro da experiência remota e as dúvidas e inseguranças que os docentes percebiam para poder organizar-se em suas atividades presenciais. A fim de consolidar a análise de dados preliminar, foram organizados três encontros para que os docentes pudessem confrontar os dados tabulados e perceber que as impressões individuais possuíam caráter coletivo. Isto é, existia um sentimento comum de como este retorno seria e as ações preventivas que deveriam ser organizadas para mitigar eventuais problemas, especialmente no tocante à avaliação.
Ensino Remoto. COVID-19. Ensino presencial pós pandemia
Voltar