Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4016

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DA TECNOLOGIA COMO AUXÍLIO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MECÂNICA DAS ESTRUTURAS.;

Luana Patrícia Nunes de Melo, Elidiane da Silva Lucas de Sousa, Wendell Rossine Medeiros de Souza;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O avanço das tecnologias vêm possibilitando a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, permitindo maior disponibilidade de informações e recursos para o educando. O uso da tecnologia em sala de aula tem melhorado a prática de ensino e aprendizado em diversas áreas de conhecimento, auxiliando os professores no processo ensino-aprendizagem e facilitando a compreensão dos conteúdos pelos alunos. Nesse contexto, o ensino de Mecânica das Estruturas ainda é basicamente tradicionalista, não tendo eficiência de vincular as aulas expositivas com explições teóricas e resolução de exercícios. O emprego da tecnologia no ensino de Mecânica das Estruturas permite ao aluno a capacidade de aprender de maneira prática, pois ele estará sendo inserido em um universo tecnológico que proporciona cada vez mais curiosidades e descobertas. O objetivo deste artigo é analisar a importância do uso da tecnologia, em particular programas de simulação e análise para a construção dos requisitos necessários à modelagem do processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de Mecânica das Estruturas. Tendo como objetivos específicos analisar a satisfação do aluno em relação ao uso da tecnologia em sala de aula e determinar como a utilização da tecnologia em sala de aula ocorre no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização deste artigo adotou-se a pesquisa qualitativa. Esta pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados aos alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

ensino-apredizagem; Mecânica das Estutruras; software; tecnologia.
Voltar