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INGRESSANTES E EVASÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E REMOTO EMERGENCIAL NO CURSO DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE;
OSVALDINO CORR?A DA SILVEIRA J?NIOR, MARIANA TEIXEIRA DE AVILA, MICHELE DA ROSA ANDRADE ZIMMERMANN DE SOUZA, PAULA ALICE BEZERRA BARROS, VIVIANE MARIA SILVEIRA PEREIRA, KEYLA NUNES DOS SANTOS, ESTEBAN IVAN DA SILVA VEJAR, LARISSA GOMES GUSM?O DE ALMEIDA;
COBENGE22
[84] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
[302] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
O ingresso à graduação traz desafios significativos para os discentes, a adaptação ao novo ambiente acadêmico, a mudança na visão sobre o que se refere ao estudo e a dificuldade na criação de um hábito estudantil são desafios que contribuem para a evasão durante o primeiro ano de curso, combater essa tendência é uma tarefa enfrentada pelas instituições de ensino que se utilizam de ferramentas como projetos de apoio e incentivo aos estudantes recém chegados a graduação. Com base nesta problemática este estudo tem como objetivo analisar se as taxas de evasão no curso de engenharia bioquímica da Universidade Federal de Rio Grande sofreram aumento ou diminuição diretamente ligados ao período de ensino remoto emergencial, para isso foi solicitado aos alunos evadidos do ano de 2017 até 2021 que respondessem a um questionário que indagava quais motivos levaram o discente a evadir do curso. Dos 60 alunos evadidos no primeiro ano de graduação nesse período, 26 contemplam o que se refere ao Ensino remoto emergencial (2020-2021) e do todo 21 respostas foram obtidas. Foi possível concluir com base nas respostas coletadas que 14,28% apontaram como principal fator motivador da evasão causas socioeconômicas, 23,80% causas pessoais sem relação com o curso, 4,76% atribui a evasão ao ensino remoto emergencial e 57,14% evadiram por insatisfação em relação ao curso.
evasão no ensino superior, ensino remoto emergencial, ingressantes.
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