4010
ESTUDO COMPARATIVO DO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL NA ENGENHARIA.;
DIOGO ALVES AMORIM, REGINA MARIA DE LIMA NETA;
Com o intuito de analisar as diferenças do ensino remoto e presencial, na metodologia das aulas e nos métodos avaliativos utilizados na disciplina de Circuitos Elétricos do curso de Engenharia Elétrica, foi feito esse estudo de caso com dados coletados, antes e durante a pandemia causada pelo vírus do COVID-19. A disciplina foi ofertada de maneira remota durante o período de 25 de agosto de 2021 a 03 de janeiro de 2022. O trabalho foi feito com base na perspectiva do monitor que cursou a componente curricular de forma presencial, no segundo semestre de 2019 e com o auxílio da docente. Os resultados mostraram que os índices de aprovação e reprovação das duas turmas foram muito parecidos, mostrando que a determinação dos estudantes e o preparo da professora superaram as dificuldades impostas pela pandemia. Uma das fragilidades identificadas no ensino remoto foi a interação aluno-professor.
Ensino da Engenharia, Ensino Remoto, Pandemia, Ensino Presencial.