Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4005

UMA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS;

IVETE ANA SCHMITZ BOOTH, MARILUZA ZUCCO RIZZON, VALQUIRIA VILLAS BOAS GOMES MISSELL;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este trabalho relata uma experiência de Aprendizagem baseada em Problemas (PBL), realizada na disciplina de Química Básica e Experimental dos cursos de Engenharia da Universidade de Caxias do Sul, envolvendo problemas relacionados às reações químicas que ocorrem no cotidiano. A experiência foi estruturada segundo os "Sete Passos para a PBL". Os dados foram coletados por meio da utilização de dois instrumentos, um pré-teste e um pós-teste sobre tópicos de interesse com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos estudantes por meio da PBL, e um instrumento que constava de uma questão aberta, na qual foi solicitado aos estudantes que descrevessem as principais características de suas aulas com o Modelo Tradicional de ensino e as características das aulas que utilizavam o método PBL. Os resultados do pré e do pós-teste evidenciam a contribuição da PBL na ocorrência de uma evolução conceitual sobre reações químicas. Quanto às verbalizações sobre as características do modelo tradicional e da PBL, os resultados apontam que os estudantes compreendem as desvantagens do ensino no modelo tradicional e as vantagens de se aprender em um ambiente concebido por meio dos fundamentos da PBL. Os depoimentos evidenciam que a PBL favorece o desenvolvimento de habilidades complexas como a de questionar e trabalhar em equipe, e que a tomada de decisão e a investigação estão presentes no processo de suas aprendizagens com a PBL. Por meio desses resultados fica evidente a melhoria nas aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes que participaram das aulas com o método PBL em função de melhores notas e no desenvolvimento de habilidades mais complexas. Sabemos que um adequado desempenho profissional vai muito além de resultados quantitativos e de percepções de estudantes. Entretanto, estes resultados são animadores para dar continuidade a novos estudos. A experiência descrita e analisada foi desenvolvida em apenas uma disciplina, mas, como em outros estudos, indicou que a PBL é um método de aprendizagem ativa que é propício para a ocorrência de uma aprendizagem significativa na Educação em Engenharia.

Aprendizagem baseada em Problemas, Aprendizagem Ativa, Educação em Engenharia, Reações Químicas
Voltar