4001
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNIOR COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO DE ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO NA ÁREA DE ENGENHARIA;
DANIELI SOARES DE OLIVEIRA, ANDROMEDA GORETTI DE MENEZES CAMPOS;
O presente trabalho apresenta e discute a importância da iniciação científica júnior (IC-Jr) para a formação de futuros engenheiros, visando incentivar outros docentes na prática de ações de pesquisa com alunos de ensino básico e/ou técnico. Em especial, este artigo apresenta experiências exitosas verificadas no curso técnico integrado ao ensino médio de Manutenção de Sistemas Metroferroviários do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cariacica. Serão apresentados resultados referentes a IC-Jr de 2 projetos de pesquisa, iniciadas nos anos de 2018 e 2021 (este último em andamento). Nos dois casos, os estudantes tiveram/ tem contato com engenheiros e estudantes de engenharia de diversas áreas, propiciando a troca de informações e experiências entre os envolvidos. Os dois projetos avaliados neste artigo são: 1) Desenvolvimento de ambiente de realidade virtual para ensino/ capacitação técnica; e 2) Tecnologias alternativas no tratamento de águas para abastecimento público: desafios e inovações. Destaca-se que na pesquisa já finalizada houve um significativo aporte de alunos para a grande área de engenharia: dos quatro discentes envolvidos, três atualmente cursam graduações em engenharia, sendo dois em engenharia elétrica e um em engenharia de produção. Além disso, durante o período de execução do projeto, foram produzidos artigos científicos pelos estudantes, garantindo a divulgação dos resultados obtidos para a comunidade acadêmica e o reconhecimento dos discentes pelo trabalho desenvolvido, com vistas à formação de futuros pesquisadores. Desta forma, espera-se com este trabalho inspirar outros docentes a propor IC-Jr, visando ampliar as possibilidades de crescimento de alunos de ensino básico e/ou técnico e amplificar a inserção desses na área de engenharia e na pesquisa científica.
Iniciação científica júnior. Engenharia. Pesquisa científica.