Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4000

Curso de Pré-Cálculo Online para Discentes de Engenharia Civil: a autoanálise de erros como uma possibilidade para o ensino de funções reais;

Jerffeson Silva Sacramento, Celso Eduardo Brito, Breno Costa dos Santos;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

No presente texto trazemos a metodologia da autoanálise erros, que é apresentada como uma ferramenta para o ensino do objeto matemático funções reais, em um curso de Pré-Cálculo 2020, que foi realizado de forma online/remota com os estudantes ingressantes do curso superior de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Eunápolis. Nesse tipo de metodologia de ensino, os erros são vistos como partes e como ferramentas que contribuem para o processo de aprendizagem, onde os discentes participam ativamente de forma constante. Alicerçamos o nosso trabalho investigativo no quadro teórico constituído por duas importantes teorias pertencentes ao campo da Didática da Matemática: a Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Teoria dos Registros Representação Semiótica (TRRS). Nesta perspectiva, evidenciamos, através de uma abordagem quanti-qualitativa, a mudança que as autoanálises de erros podem proporcionar na relação entre os estudantes e o professor, uma vez que esse processo pode torna mais próxima essa relação, além de fazer com que os próprios discentes reflitam sobre os seus erros, proporcionando a eles um olhar reflexivo e contribuído para o processo de ensino do docente.

Pré-Cálculo; Autoanálise de Erros; Funções Reais; Engenharia Civil.
Voltar