Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3999

ADAPTAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA POR MEIO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19;

Clainer Bravin Donadel;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A pandemia de COVID-19 mudou drasticamente a dinâmica dos componentes curriculares ministradas nos cursos de engenharia, uma vez que componentes curriculares inicialmente planejados para oferta presencial tiveram que ser trabalhados na forma de atividades pedagógicas não presenciais - APNPs. Neste contexto, coube fundamentalmente aos docentes realizar as adaptações necessárias nos componentes curriculares ministrados, de modo a mitigar os impactos causados pela pandemia de COVID-19. Diversas foram as formas encontradas de adaptação pelos docentes do Ifes: uso de vídeo aulas gravadas, disponibilização de materiais via ambiente virtual de aprendizagem (AVA), aulas síncronas, dentre outros. O pesquisador autor deste artigo é docente do curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Ifes campus Vitória, ministrando componentes curriculares teóricas e práticas no período crítico da pandemia de COVID-19, entre os períodos letivos de 2020/1 e 2021/2. Desta forma, este artigo apresenta relatos de algumas das experiências de adaptação de componentes curriculares realizadas pelo pesquisador autor neste curso, visando sua adaptação ao contexto da pandemia de COVID-19.

pandemia de COVID-19, componentes curriculares, engenharia elétrica, ensino à distância.
Voltar