Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3990

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE ENSINO DE ENGENHARIA;

JEFFERSON LINS DA SILVA, LUCIANA MONTANARI, MAXIMILIAM LUPPE, VERA L?CIA ARANTES, VILMA A OLIVEIRA, ZILDA DE CASTRO SILVEIRA;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Os laboratórios de atividades práticas são ambientes de aprendizagem necessários para cursos de Engenharia. Através desses ambientes, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar experiências que se aproximam do contexto real da Engenharia, quer seja pelo desenvolvimento de atividades projetuais em grupo, pela manipulação de instrumentos e equipamentos, observação do fenômeno físico e as suas variáveis e análise dos resultados. A vivência dessas experiências contribuem com o desenvolvimento de competências estabelecidas para o egresso do curso como, por exemplo, trabalho em equipe, criatividade, inovação e comunicação. Além dos benefícios aos estudantes, o desenvolvimento de atividades práticas propicia a cooperação e troca de experiência entre os docentes. Dentro desse contexto, são apresentadas iniciativas de três cursos de engenharia da EESC-USP, Engenharia de Materiais e Manufatura, Engenharia de Computação e Engenharia Civil, para a criação e a readequação de ambientes de aprendizagem voltados para atividades práticas. São descritas as principais características de cada laboratório e os benefícios das práticas desenvolvidas.

ambientes de aprendizagem, ensino de engenharia, laboratórios didáticos
Voltar