3987
REFORMA DE UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE FÍSICA PARA ENGENHARIA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS;
MARIANA POJAR, ELIANE F CHINAGLIA, SUELI HATSUMI MASUNAGA, ROBERTO BAGINSKI BATISTA SANTOS;
COBENGE22
[81] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
[299] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
Apresentamos a reforma de uma disciplina introdutória de Física para Engenharia. O principal objetivo da reforma foi proporcionar uma formação que visa ao desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais desde o início do curso de Engenharia. Explorando a cultura maker, a concepção, o projeto, a construção e a operação de um protótipo, o desenvolvimento de atividades imersivas e a avaliação contínua foram os pontos centrais da reforma. As novas atividades propostas permitem o protagonismo do aluno, que se responsabiliza por compreender, analisar e projetar soluções para problemas mal estruturados. O desenvolvimento das competências foi avaliado através da percepção dos estudantes que responderam ao questionário de pesquisa. Do ponto de vista docente, percebemos que a reforma acarreta mudanças na proximidade entre o professor e o aluno. Os professores tornam-se designers de atividades e de oportunidades de aprendizagem, parceiros facilitadores do aprendizado e mentores e precisam planejar suas intervenções e interagir com seus alunos visando à criação de um ambiente no qual os estudantes se sintam estimulados a desenvolverem as habilidades necessárias para superar dificuldades e obstáculos e encontrem o apoio necessários para descobrirem as estratégias que os levarão ao sucesso.
atividade imersiva, cultura maker, competências, mecânica