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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUAL APLICADA NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ;

Lurdes Maria Benedito Chaves, bernadete de souza porto, Kaliana Sitonio Eça;

COBENGE22

[84] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

[302] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

A Pandemia dos anos 2020, por conta da COVID-19, obrigou as instituições de ensino a adotarem a migração para o sistema virtual, dito remoto emergencial, e proporcionou um grande impacto no formato de socialização e comunicação entre discentes e docentes. Assim, a busca por novos modos de ensino tornou-se imperiosa, no sentido de possibilitar uma maior permanência dos alunos, e desenvolvimento da função social da educação superior, a democratização da Ciência. Neste sentido, trabalhar o planejamento e seu desenvolvimento em contexto de colaboração foi caminho de descoberta de grandes possibilidades até então desconhecidas por muitos de nós. Com um acompanhamento pedagógico que visava personalizar a assistência aos alunos e o desenvolvimento de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), vimos, em 2021, o objetivo da monitoria ser assumido para incentivar a melhor adaptação, permanência e aprendizado dos alunos ingressantes na disciplina de Introdução à Engenharia de Alimentos, na UFC. O acompanhamento consistiu na personalização de uma assistência para cada aluno, com elaboração de formulários mensais e contato individual, com o intuito de desenvolver e atualizar o PDI para cada discente. A pesquisa realizada com os discentes do semestre 2021.1, feita através de um formulário eletrônico, mostrou que 96,8% acreditam que a assistência personalizada traçada durante o acompanhamento pedagógico individual contribuiu para sua permanência no curso. Observe-se que 93,5% dos estudantes que responderam à pesquisa acreditam que tiverem uma maior facilidade em se adaptar à vida acadêmica, e 90,3% dos discentes apontaram que o estabelecimento de um PDI mensal organizado pela monitoria facilitou a aprendizagem dos conteúdos ligados ao componente curricular de Introdução a engenharia de alimentos, mesmo no ensino remoto. Diante das respostas obtidas, conclui-se o acompanhamento pedagógico individual e as atividades desenvolvidas pela monitoria com a proposta de auxiliar de forma mais intensa os discentes da disciplina, deve ser mantida, pois contribuem com uma melhor adaptação, socialização, aprendizado e na permanência de alunos ingressantes no curso.

Acompanhamento pedagógico; monitoria; ensino remoto
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