Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3983

A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PANDEMIA SARS-COV 19: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM REMOTO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA;

JULIA SILVA CAVALCANTE DE AGUIAR, LUCANO RIBEIRO BORGES, MICHEL RUFIN NDONG BIBANG, RAYANNE SOARES JESUS DA SILVA, GERALDO DE SOUZA FERREIRA;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A época contemporânea está vivenciando as rápidas transformações provocadas pela chegada de novos produtos e serviços decorrentes do desenvolvimento científico associado à indústria 4.0. A realidade dos sistemas educacionais em engenharia convive com estudos, pesquisas e a prática da integração de tecnologias como a internet das coisas, computação em nuvem, robótica e inteligência artificial. Essa conjuntura de expressivas transformações tecnológicas é afetada pela chegada da pandemia Sars-Cov 19, no Brasil, a partir do início do ano de 2020. Além da necessidade de adaptação e aprendizado das novas questões tecnológicas, a educação superior passa a ocorrer em um contexto remoto ou online em função do isolamento social adotado para mitigar a disseminação da pandemia. O presente trabalho aborda e contextualiza o impacto da pandemia Sars-Cov 19 sobre as condições de aprendizado dos alunos, com ênfase na educação em engenharia, tendo como referência as diversas transformações sociais e tecnológicas contemporâneas, consideradas em uma realidade educacional extremamente desigual, como a brasileira. Os conceitos e reflexões apresentados neste trabalho decorrem de debates, estudos e da experiência de aprendizado, dos integrantes do PetroPET- Grupo de Educação Tutorial em Engenharia de Petróleo da UFF-Universidade Federal Fluminense, durante a pandemia Sars-Cov 19.

Ensino em engenharia, Educação superior, Pandemia Sars-Cov 19, Indústria 4.0, Ensino online.
Voltar