3982
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS I;
B?RBARA ALVES CHAGAS, VIT?RIA CUNHA CRUZ, MORGANA TIMB? LIMA, BERNADETE DE SOUZA PORTO, KALIANA SITONIO E?A;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Na prática educativa o docente precisa estimular e envolver os alunos nas aulas. Para isso pode contar com o uso de diferentes metodologias e ferramentas, além de alunos-monitores. Nesse sentido, o trabalho do monitor precisa estar alinhado ao objetivo da grade curricular, auxiliando os alunos no entendimento de problemas relacionados à disciplina. Assim, o presente estudo objetiva descrever e analisar as metodologias e atividades desenvolvidas pela monitoria na disciplina de Fenômenos de Transporte na Indústria de Alimentos I, ministrada para o curso de Engenharia de Alimentos (UFC) ao longo dos semestres 2021.1 e 2021.2. Para tal, foi necessário desenvolver uma pesquisa de caráter qualitativo para conhecer a realidade do ensino durante a pandemia por COVID-19, e também foi necessário a realização de uma pesquisa bibliográfica a fim de oferecer subsídio para os métodos. A monitoria demonstrou-se um suporte de ensino e aprendizagem, posto que optou-se pela criação de um grupo no whatsapp para uma comunicação mais instantânea, e pela criação de uma sala virtual para disponibilização das aulas e materiais. Além de ser desenvolvida uma identidade visual para a disciplina, contando com uma logótipo, e serem preparados materiais complementares na forma de cartilhas, vídeos com exercícios comentados, sugestão de leitura, gabaritos dos exercícios e aulas no estilo tira-dúvidas.
Educação; Monitoria; Fenômenos de Transporte.