Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3979

PROJETOS INTEGRADORES E A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA;

FL?VIO YUKIO WATANABE, MATHEUS DA COSTA CAFFER MARKIES, SIDNEY BRUCE SHIKI;

COBENGE22

[81] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso

[299] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso

Sintonizado com as demandas do mundo contemporâneo e com as mudanças no perfil dos estudantes, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Engenharia representam um grande avanço no campo da educação, mas trouxeram também grandes preocupações e dificuldades para se promover as mudanças necessárias nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Um aspecto que se destaca é a mudança de um modelo de formação baseado em conteúdos para outro baseado em competências. Outros aspectos indicados nas DCNs, como o trabalho em equipe, atividades integradoras, metodologias de aprendizagem ativa e desenvolvimento de protótipos, parecem apontar para a algumas formas de se promover uma formação por competências. Nesse sentido, o presente trabalho relata a experiência de uma disciplina ministrada aos estudantes ingressantes e que tem evoluído com o tempo, por meio da adoção de diferentes estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação, incluindo atividades com projetos integradores, alinhando-se aos preceitos das novas DCNs de Engenharia. Um dos projetos é o da ponte de macarrão espaguete e os procedimentos adotados são apresentados e é destacado o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à atividade. Trabalhar com projetos integradores pode ser parte da solução para se proporcionar uma formação baseada em competências. Entretanto, de modo a levar em consideração os diferentes perfis e estilos de aprendizagem dos estudantes, é preciso buscar a diversificação e o equilíbrio entre as diferentes estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação.

Diretrizes Curriculares, Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Ponte de macarrão.
Voltar