3972
CINEPET: MOTIVANDO REFLEXÕES E ESTIMULANDO PROJETOS ATRAVÉS DE FILMES NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO;
LUCAS BONATO DE SOUZA CARVALHO, VICT?RIA DA SILVA BRAGA, BIANCA BUENO MARINHO CORR?A, FABIANA RODRIGUES LETA;
COBENGE22
[84] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
[302] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
A pandemia do COVID 19, sem dúvida, impactou a sociedade das mais diferentes formas, inclusive os alunos de graduação. Buscando caminhos para atenuar essa situação no curso de Engenharia Mecânica da UFF, este trabalho apresenta o CINEPET como estratégia adotada, durante o período de isolamento social e ensino remoto, para motivar a permanência e o interesse dos alunos no curso. O CINEPET consiste em um Ciclo de Debates de Filmes organizado pelo Programa de Educação Tutorial de Engenharia Mecânica (PET-MEC). Adaptado para o período remoto, foi realizado para calouros matriculados na disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica e tem motivado atividades complementares além do debate durante o período acadêmico. O CINEPET foi fundamental para muitos alunos que passaram cerca de seis meses fora do ambiente acadêmico, inclusive do ambiente virtual. A atividade possibilitou aproximar a universidade dos alunos nesse período, principalmente considerando a ausência de aulas. Este artigo apresenta um relato da metodologia desenvolvida e seus resultados.
Ingresso na universidade, Pandemia, Filmes, Evasão, Engenharia, PET