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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOS DISCURSOS SOBRE A ABORDAGEM DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL CONFORME OS PARÂMETROS DA LEI 13.425: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA;

Priscilla Chantal Duarte Silva, Stefania Chaves Ferreira, Anna Rita Tomich Magalhães Felippe, Ricardo Luiz Perez Teixeira;

COBENGE22

[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

a proteção contra incêndio tem ganhado holofotes, em grande parte, em razão de alguns desastres ocorridos nos últimos anos. O tema tem exigido mudanças nas legislações atuais, bem como a formulação de novas Normas e Leis, capazes de mitigar o risco de ocorrência de incêndios. Além das atualizações e adaptações realizadas nas Normas e Leis sobre a temática, faz-se necessário compreender o papel do futuro engenheiro sobre a política de proteção contra incêndios, uma vez que este possui habilidades para desenvolver novas tecnologias e implantação de sistemas que possam evitar possíveis ocorrências de incêndio nas instituições. Assim, parte-se do princípio de que este profissional, uma vez tendo o conhecimento adequado, possa planejar métodos que garantam a segurança. O objetivo do estudo é analisar de que forma e com que frequência a abordagem da proteção contra incêndio é inserida na matriz curricular nos cursos de engenharia. Para isso, realiza-se, numa análise quantitativa, uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Eric. Num segundo momento, numa análise qualitativa, realiza-se um estudo de caso, partindo para uma investigação da matriz curricular de nove cursos de engenharia de uma universidade federal brasileira, a fim de verificar a consistência da abordagem de proteção contra incêndio e cumprimento da Lei Kiss nos cursos estudados. Os resultados apontam certa insuficiência de disciplinas quando analisadas as matrizes curriculares de cada curso. Em grande parte dos casos, a adoção de conteúdo ou disciplinas que abordam o tema apresenta de forma genérica e inconsistente a proteção contra incêndios. Conclui-se que há ainda desconhecimento da relevância do tema e não cumprimento efetivo da legislação acerca da temática. Observa-se, portanto, uma necessidade de medidas de implantação nos tópicos de aprendizagem das matrizes curriculares de engenharia.

Proteção contra incêndio. Lei Kiss. Engenharia. Matriz Curricular. Curriculum.
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