3967
Percepções de Discentes sobre o Aprendizado Ativo: Openlab de Laboratório Digital com simulador IoT;
VICTOR TAKASHI HAYASHI, FELIPE VALENCIA DE ALMEIDA, REGINALDO ARAKAKI, EDSON TOSHIMI MIDORIKAWA, PAULO SERGIO CUGNASCA;
COBENGE22
[83] 05. Educação Mediada por Tecnologia
[301] 05. Educação Mediada por Tecnologia
Fomentar o aprendizado ativo por meio de novas ferramentas pode auxiliar o ensino à distância. Atividades práticas contribuem para fomentar o aprendizado em níveis cognitivos maiores da Taxonomia de Bloom, e são necessárias para a formação de alunos de cursos de Engenharia da Computação. O uso de simuladores relacionados à tecnologia emergente de Internet das Coisas (IoT) carece de resultados de efetividade sob a perspectiva pedagógica. O aprendizado ativo foi aplicado em sessões de OpenLab, onde os alunos têm autonomia de realizar as atividades sem a presença do professor e tutores. Nestas sessões, houve a proposição de atividades de absorção com uso de um simulador IoT conforme objetivos de aprendizagem propostos. As percepções dos alunos foram coletadas por meio de um questionário online com participação anônima e opcional, que abordou aspectos de facilidade e utilidade das ferramentas utilizando a escala Likert. Respostas de 15 alunos dos 38 alunos participantes suportam opiniões positivas sobre o uso do simulador para a disciplina de Laboratório de Eletrônica Digital.
laboratório de eletrônica digital, MQTT, simulador IoT
Voltar